Make your own free website on Tripod.com

logass.jpg

Historia

Home
Bem vindos
Corpos sociais
Estatutos
Historia
Socios
Exposições
Anilhas
Noticias
Outros eventos
Artigos
Nosso contacto
Links

QUEM SOMOS - NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO


Durante alguns anos, criadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim manifestaram a vontade de fundar uma Associação em Vila do Conde. No entanto, durante muito tempo, não passava de uma vontade, de um projecto.Na realidade faltava a decisão de avançar e meter mãos à obra para que esse projecto, ambicionado por muitos, se tornasse realidade.

Foi a 22 de Dezembro de 2000 e após uma primeira reunião preliminar em Outubro do mesmo ano, na freguesia de Vila Chã, que se reuniram alguns criadores e desse encontro saiu a decisão de avançar para a criação da Associação de Canaricultores de Vila do Conde.

Vários foram as dificuldades com que se iam deparando os promotores da criação da Associação até que em Agosto de 2001 o arranque foi definitivo e os trabalhos burocráticos foram enfrentados com decisão. A partir deste momento o processo da fundação da Associação de Canaricultores de Vila do Conde era imparável.

O culminar deste esforço e o prazer do dever cumprido acontece a 7 de Março de 2002 dia da fundação da Associação de Canaricultores de Vila do Conde. Poucos dias mais tarde, concretamente a 22 de Abril de 2002 é feita escritura pública no Primeiro Cartório Notarial de Vila do Conde sendo a sua publicação feita em Diário da Republica N.º 164 de 18 de Julho de 2002 III série.

Criada a Associação o trabalho seguinte era desenvolver o projecto com a angariação de sócios e apoiantes. A inscrição da Associação na FONP deu-se a 5 de Maio de 2002.

Actividades

Em 15 de Outubro de 2002 realizou-se a 1.ª Exposição de Aves na Freguesia de Canidelo com 537 exemplares expostos (nesta exposição foram apresentadas aves na denominada classe livre).

No ano de 2003, a 28 de Outubro, a Associação realizou a sua 2.ª Exposição na Freguesia de Modivas com 538 aves expostas.

Em 2004 a Associação esteve presente de 9 a 12 de Setembro com um stand de exposição na 1.ª Feira de Actividades Agrícolas a convite da Câmara Municipal de Vila do Conde. A 3.ª exposição esteve em risco de não se poder realizar pois a Associação deparou-se com o problema da dificuldade de encontrar um local. No entanto a 09 de Novembro foi aberta a público mais uma exposição com 481 exemplares numa fábrica devoluta na zona das Caxinas em Vila do Conde.

A nossa Associação esteve mais uma vez presente, com um stand de exposição, na 2.ª Feira de Actividades Agrícolas de 8 a 11 de Setembro de 2005.

Nesta mesma semana, sábado dia 10 realizamos um colóquio sobre o tema "ciclo de criação de aves", na sala de Conferências da Biblioteca Municipal José Régio.

A 23 de Novembro, no salão gimno desportivo dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde realizou-se a 4.ª Exposição com 585 aves expostas.

Como em anos anteriores a nossa Associação voltou a ser convidada pela Câmara Municipal de Vila do Conde a estar presente na 3.ª Feira de Atividades Agrícolas nos dias 7 a 10 de Setembro de 2006. A 5.ª Exposição teve lugar na Estação Aquícola do Ave no dia 1 de Dezembro com a presença de 650 aves Expostas.

Neste ano foi criado um núcleo, composto por seis clubes do Vale do Ave onde a Associação de Canaricultores de Vila do Conde está presente. Foram realizadas várias reuniões preparatórias e criado o Campeonato Regional vale do Ave sob a responsabilidade destes seis clubes.

No primeiro ano o referido Campeonato teve lugar na Vila das Aves em que os promotores foram os Clubes da Vila de Lordelo e de S.to Tirso.

No ano de 2007 estivemos, mais uma vez presentes, na 4.ª Feira de Atividades Agrícolas.

Foi a 15 de Novembro que a Associação de Vila do Conde em parceria com o Clube Ornitológico de S.to Tirso realizou o 2.º Campeonato Regional Vale do Ave nas instalações do salão de festas do Rancho das Rendilheiras do Monte de Vila do Conde com 1314 aves expostas.

Como este evento foi um êxito para as circunstâncias da ocasião, a Associação de Canaricultores de Vila do Conde sente-se na obrigação de aceitar o desafio de melhorar cada ano que passa a quantidade e qualidade de aves expostas propondo-se realizar no próximo dia 14 de Novembro de 2008 0 1.º Grande Premio Costa Verde - Bonsai aberto a todos os Clubes.

Mas o nosso trabalho não se resumiu à realização dos eventos mencionados, mas também, à conquista de novos associados, hoje já somos cerca de duas centenas e meia, ao aumento do património, hoje com mais de um milhar e meio de gaiolas e a obtenção de uma sede social graciosamente cedida por um amigo da Associação.

Continuaremos a lutar por uma evolução constante com a união dos nossos associados e com a angariação de novos amigos e apoiantes.